O Marketing Digital é uma parte importante e atual do marketing que todos conhecemos (o da pesquisa, desenvolvimento, estratégias e ações para formação de produtos, abertura de mercados, definições de preço, distribuição e comunicação). A diferença é que aquele está sendo moldado pelas ferramentas de um mundo em franca evolução inovativa: plataforma web, big data, internet das coisas, inteligência artificial, entre outras. Por sua vez, estas modernas tendências moldam novos comportamentos, criam novos públicos, alteram os já existentes quanto as suas necessidades e percepções.
Não há como manter as mesmas estratégias, atitudes e ações de 5 ou 10 anos atrás. E contrárias ou reticentes a esta perspectiva de mudança e de atualização, corporações antes sólidas estão se dissolvendo como gelo nos trópicos. Marcas importantes estão desaparecendo. Há inúmeros casos até mesmo nos mercados mais conservadores, aqueles que aparentemente são menos influenciáveis pelas ‘ondas de inovação’.
É, portanto, absolutamente necessário destinar esforços ao entendimento do que está acontecendo, antevendo as próximas mudanças, elevando nossa capacidade de adaptação. Não é só a obsolescência dos produtos que vai retirar as empresas do mercado. Antes disso, será sua obsolescência administrativa.