AETOTAL

  • Branding
  • Inovação
  • Estratégia
  • Gestão
  • Resultados

Mais de 2.000 projetos diversos planejados ao longo de 25 anos nos deram uma visão sobre negócios que desejamos dividir com você.

Somos um time misto de profissionais voltados a negócios com mais de 50 anos de experiência acumulada de mercado – já atendemos perto de 270 empresas, desenvolvemos mais de 2.000 projetos de naturezas diversas, lógico, partindo da comunicação. De empresas a serem lançadas a produtos sendo relançados. De esforços por aumento de participação de mercado a reposicionamentos radicias, mudanças bruscas, mas estudadas. Estratégias digitais, eventos, canais de comunicação, praticamente qualquer tipo de negócio ou segmento de mercado.

Assistimos a várias criações de empresas e também testemunhamos alguns fracassos (ponto importantíssimo para despertar novas reflexões e soluções diagonais de gestão e planejamento). Fomos os gestores de um emblemático projeto piloto para o Governo do Estado de São Paulo – em menos de 3 meses colocamos em pé uma grande operação de atendimento a empreendedores do campo, em 80 municípios. Desenvolvemos plataforma tecnológica, recrutamos e treinamos equipes, produzimos equipamentos e unidades móveis com alta tecnologia, melhoramos a produtividade da operação durante seu curso (saiba mais aqui).

Enfim, temos um conhecimento acumulado de alto valor que estamos oferecendo ao mercado, a você.

Uma ideia na cabeça, mas um plano consistente em mãos. Ou o namoro com o sucesso passa a ser um casamento com o fracasso.

Ferramentas de planejamento e visão estratégica são fundamentais para quem vai empreender. Pode ser uma nova empresa, um novo produto ou, ainda, o que se conceituou como ‘startup’. É essencial se capacitar e ter ao redor pessoas habilitadas a ajudá-lo nesta jornada formidável.

Há poucos anos fomos convidados a participar da fase embrionária de um negócio. Não fomos chamados pela nossa competência em criar marcas e posicioná-las, mas como efetivos observadores de outros negócios e participantes de momentos cruciais na história de certas empresas. Utilizamos a metodologia que chamamos de PAR (percepção-análise-resposta), amplificando cada ponto expressivo dos planos de negócio padrões, instituindo uma ‘cultura de soluções diagonais’ (aquelas onde a visão inovativa coloca à prova o ‘sensum communem‘). O resultado alcançado em poucos meses nos estimulou a dividir esta inteligência com outros clientes.

De forma geral, realizamos pesquisas de análise prévia de viabilidade (de aderência da ideia, de mercado, da oportunidade, das ameaças e da qualidade dos diferenciais). Isso é importante, porque há uma perigosa cultura se formando ao redor das ‘startups’. Segundo alguns teóricos, o conhecimento tradicional e as melhores práticas de gestão adotadas por empresas não podem ser adotadas por esse novo modelo de empreendimento, que as regras do mundo corporativo não se aplicam. A ideia central no raciocínio é que as ‘startups’ não são pequenas versões das empresas, e precisam encontrar seus clientes e provar que sua visão é viável. Se elas não conseguem atingir esse objetivo, fracassam.

Quer dizer, ‘startups’ não precisam se debruçar em um ‘canvas’ e numa expandida análise SWOT?

No Brasil, as estatísticas são cruéis: apenas 1 em cada 5 empresas novas sobrevivem aos primeiros anos no mercado. Menos de um terço disso completa 10 anos de existência. O que nos faz refletir se não é obra da falta de uma correta assessoria ou consultoria na fase pré empreendimento e mesmo no dia a dia, enfrentando os diversos desafios com algo além da resiliência – a experiência.

Você tem uma ideia e vai empreendê-la? Tem um novo negócio em mente e precisa rapidamente avaliar suas possibilidades? Quer planilhar seus números e por à prova a sustentabilidade? Vamos conversar. Temos ‘cases’ para mostrar, queremos explicar melhor a Metodologia PAR.